sexta-feira, outubro 24, 2008

Encontros Luso-Galaico-Franceses do Livro Infantil, 14 e 15 de Novembro, Porto

Biblioteca Municipal Almeida Garrett, Porto, 14 e 15 de Novembro

Os ENCONTROS LUSO-GALAICO-FRANCESES DO LIVRO INFANTIL E JUVENIL, têm por tema «A memória nos livros: História e histórias».

A organização está a cargo da APPLIJ – Associação Portuguesa para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil, Gálix – Asociación Galega do Libro Infantil e Xuvenil, LIJMI – Rede Temática de Literatura Infantil e Juvenil do Marco Ibérico e Consulado Geral da França.

«Ler ou dar a ler para construir memória… Porque privar os mais jovens da literatura é negar-lhes a possibilidade de reviver a História por meio da ficção. A ficção enraizada na vida, recriando o que a historiografia não pôde ou não quis contar. A ficção que envolve e interpela o leitor, favorecendo identificações, estimulando uma crítica do presente ancorada na compreensão, “vivida”, do tempo que passou. Ler. Ler para (re)viver, construir memória, convertê-la em herança e em pilar de cidadania activa. Esse é um dos desígnios da escrita. E da literatura para a infância e a juventude.»

Programa, com ficha de inscrição, que inclui exposições, uma mesa redonda, encontros com escritores e ilustradores (Cristina Taquelim, António Torrado, entre outras referências nacionais e internacionais) apresentação de livros.

FONTE: Instituto Português do Livro e das Bibliotecas

Sem comentários: