quinta-feira, setembro 10, 2009

Com Todas As Letras

Set a Dez: 18h30
Livros, Autores e Editores em Debate


15 Set - O Regresso : Tendências, Previsões e outros Riscos

Com o final do Verão, surgem nos escaparates algumas das grandes tendências do mercado dos livros. O primeiro destes debates pretende tomar o pulso ao que se editará nos próximos tempos, perceber porquê, com que linhas se coserá a edição portuguesa. Em tempos de mudança, quatro dos mais importantes editores portugueses (Manuel Alberto Valente - Porto Editora; Alexandre Vasconcelos e Sá - Objectiva; Carlos Veiga Ferreira - Teorema e António Lobato Faria - Oficina do Livro), que bem conhecem a realidade portuguesa vão levantar a ponta do véu.


29 Set - Audiolivros: O Som das Palavras

Entre as grandes transformações a que o mundo dos livros tem conhecido, está a crescente adesão aos audiolivros. Ouvir uma história não é uma coisa só para crianças, como se percebe ao dar conta de novas editoras a apostar neste formato. E a crítica? Que novos critérios levanta este tipo de edição? Que possibilidades oferece? Demos voz às editoras, a quem já gravou, a quem trabalha na divulgação de livros, a quem conhece a experiência alemã.


13 Out - Romance Histórico: O Passado Revisto

Cada vez mais, os leitores encontram no romance histórico um motivo da apelo, uma forma de reinventar a História, de dar novos rumos ao mundo que foi acontecendo. Mas, pode este género literário contribuir igualmente para uma maior consciência do passado? Deve manter-se sempre fiel ao que, de facto, se passou, ou é, acima de tudo, um exercício de ficção? Uma conversa onde estão presentes a opinião da edição, do escritor, mas também do historiador.


27 Out - FC e Literatura Fantástica: O Reinado da Imaginação

Dragões, mundos misteriosos, seres diferentes de nós, ou uma outra forma de contar a nossa própria existência? Se ontem eram naves espaciais, hoje são os vampiros quem conquista todos os olhares. A Literatura Fantástica e a Ficção Científica espelham a imaginação de quem a escreve e de quem as lê. Editores, críticos e autores oferecem-nos a sua visão sobre tudo isto, numa viagem pelo desconhecido.


10 Nov - Editar sem Editora: Quem faz o quê?

Num país onde se lançam perto de quatro dezenas de livros por dia, não são só as editoras que os fazem nascer. As mais diversas instituições, públicas ou privadas, encomendam livros ou sugerem edições, de acordo com as suas áreas de actuação. Como nascem, de que forma são divulgadas e a quem se destinam essas obras? Uma sessão que reúne, autarquias outras instituições e crítica literária.


24 Nov - Livrarias de Ontem, Livrarias de Hoje, Livrarias de Sempre

As livrarias são o espaço de excelência para os livros e os seus apreciadores. Em tempos locais de convívio, hoje grandes espaços de consumo, continuam a ser um local de eleição, para todos os que gostam de livros e vivem em torno deles. Grandes redes livreiras, pequenos projectos com assinatura, em Lisboa e não só.


9 Dez - Um Balanço com Balanço

No final de mais um ano, coincidindo o último debate desta série, é tempo de se fazer o balanço. O que se editou, o que se gostava de ter editado, o que vendeu mais, as apostas que passaram ao lado, o mercado que mudou, as surpresas e as confirmações. O olhar das grandes e pequenas editoras e da imprensa sobre a actividade que deu origem a este ciclo: a edição de livros em Portugal.
LOCAL:
Sociedade Portuguesa de Autores
Endereço: Avenida Duque de Loulé, 311050-185 Lisboa
Telefone: 213 594 400
Fax: 213 594 419
FONTE (informação e imagem): Agenda LX

Sem comentários: